terça-feira, 11 de junho de 2013

Marraquexe

Haverá melhor forma de começar um dia? E por cerca de 2€ (por tudo!)...
Os sumos naturais em Marrocos são uma maravilha. A fruta é muito boa!

Novo dia amanheceu e tínhamos mais alguns km pela frente. Com algumas alterações ao que achávamos que íamos fazer, pelo ritmo bem mais lento que temos vindo a fazer do que faríamos na Europa, eliminamos alguns destinos que tinham sido referidos… Bem , a verdade é que 10 ou 12 dias não chegam para ver tudo… E andar o dia inteiro na mota a fazer km e km só para dizer que fui a determinado local… Não fazia sentido. Vantagens de seguir sem marcações? Alteram-se os planos a qualquer instante. Vir sem obrigações tem-se demonstrado uma opção acertada! E agora acabamos de tirar quaisquer dúvidas! Se houvesse marcações tínhamos de nos manter fiéis ao plano, mesmo que isso implicasse desconforto para nós.
 
Dentro da cisterna, obra deixada pelos nossos antepassados.
Acho que o fim das minhas botas começou aqui...

Será que "viu a luz"?

Não admira que tenhamos lá construído a fortaleza. O local é de uma beleza impossível de retratar em fotografias.

Assim, para este novo dia, e depois de uma visita à luz do dia à Cidadela e à cisterna para umas fotos, partimos de novo! Desta vez com destino Marraquexe. Era uma cidade que estava no nosso imaginário desde há algum tempo. Fala-se de Marrocos e Marraquexe aparece sempre na conversa. Também por isso, estava um pouco ansioso… 

Estrada e mais estrada... Que mais podia desejar?

Que ricas peças ali apareceram no meio do cereal

A fiel amiga de km... Nem sabia o que ainda estava para vir, a coitada!

Animaizinhos conhecidos estes, mas os que eu costumo encontrar andam maioritariamente em 2 patas...

3 em linha?

Transporte de gado vivo numa pick-up?

As cidades e o seu trânsito infernal e absolutamente anárquico estavam a deixar-me nervoso. Andar naquele meio com a mota carregada, tão larga que devia ter pirilampos de aviso, depois de um dia de estrada e cheio de calor… Só podia dar asneira. Mas, nada de complicar! Andamos sempre devagar e se acontecer algo numa cidade não será mais que um toque… Nada de preocupar! É andar para a frente e sem preocupações em demasia!

Hotel em Marraquexe. Para não variar muito, tinha wi-fi gratuito.

Parquímetro para a carroça? A sério?

Ser fotógrafo não é fácil... a fotografia ideal está escondida atrás de uma posse acrobática do fotógrafo!

Uma de imensas mesquitas

Mais uma vez, chegamos cedo, procuramos hotel, banhoca e passear a pé! O hotel estava a uns 5 minutos da Medina e da sua enorme e animada praça central.
A Medina de Rabat até nos pode ter parecido mais genuína, mas em Marraquexe a palavra grandioso toma outro significado. Fantástico! Uma explosão de cores, de cheiros, de sons… Animação constante. Atividade constante. E loucuras marroquinas constantes, como atravessar a praça de motoreta, de gás, sem capacete, pelo meio das pessoas e a cereja em cima do bolo: a escrever SMS… Ah! E era de noite e a motoreta não tinha luz…

Esteve uns bons 5 minutos naquele mesmo sítio! Não é fácil atravessar uma estrada, muito menos com 4 vias "oficiais" e outras tantas (ou mais) "à marroquino"...

O centro da Medina de Marraquexe.

Não se vê na imagem, mas uma mota passou tão perto do Conde que ele até se desviou... (e não, não é a traseira avermelhada que se vê! Passou bem mais perto!)

Por fim: Tâmaras! 

Os cheiros e as cores dentro destas lojas era indescritível.

Uma de tantas ruas que nos deixou maravilhados.

Em todo o lado havia algo que nos despertava curiosidade.

Será a nova top-case da Touratech? Deve dar para 2 capacetes integrais, não?

Como as distinguem?

As cores, os tecidos, a apresentação cuidada de todos os artigos... Fantástico.

Com o dia a chegar ao fim, o fresco traz cada vez mais gente ao centro da Medina.
Indescritível o ambiente nestas ruas.

Mais uma vez, um enorme cuidado na apresentação dos artigos. As frutas são colocadas uma a uma!

O poste estava mal estacionado?
 
Andamos por lá umas boas horas e posso dizer que valeu a pena cada minuto! Não acredito que haja muitos locais como aquele. Verdadeiramente impressionante! Andar perdido pelas imensas ruelas sempre com um comércio variadíssimo e com aquelas cores e cheiros a não nos deixarem. E depois de uns bons km a passear, nada como um belo jantar! Tagine, brochette e couscous, uns sumos naturais e um chá de menta a acompanhar. Uma maravilha! E o pão… Ah… O pão! Sempre quentinho e a pedir para molhar no molho da tagine…

Sem comentários:

Enviar um comentário